O projecto LIFE EGGSHELLENCE, coordenado pelo Instituto de Tecnología Cerámica (ITC-AICE) e financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa LIFE (Ref. LIFE19 ENV/ES/000121) foi apresentado na 1ª Reunião Anual do Observatori de Simbiosi Industrial de la Comunitat Valenciana: “Simbiose Industrial e Território”, na quarta-feira, 4 de Maio de 2022, na Confederación de Empresarios de Valencia (CEV), num evento presidido pelo Conseller de Economía Sostenible, Sectores Productivos, Comercio y Trabajo, Rafael Climent.
Especificamente, Miguel Catalán, director técnico da empresa MAINCER, S.A., explicou as características da LIFE EGGSHELLENCE, cujo objectivo é estudar a viabilidade de utilizar resíduos de casca de ovo para produzir, a partir do carbonato de cálcio que contém, composições cerâmicas para o fabrico de azulejos de parede.
A empresa MAINCER construiu nas suas instalações um dispositivo que separa a membrana biológica dos resíduos de casca de ovo para poder utilizá-la na composição cerâmica do futuro azulejo.
Trata-se portanto de uma aliança entre dois sectores, a produção de ovos e a cerâmica, em que os resíduos que causam tantos inconvenientes e custos às empresas de produção de ovos podem ser transformados numa matéria-prima secundária que é amplamente utilizada no sector da cerâmica e que é actualmente extraída como matéria-prima virgem.
Este projecto evitaria largamente esta extracção e converteria um desperdício de um sector de produção num produto para outro sector.
Toda a informação: www.lifeeggshellence.eu
Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator